segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Ovo Pochê

Hoje resolvi fazer uma receita que lembrou minha infância. Minha querida tia Vilma, lá no interior de São Paulo, fazia este ovo super saboroso e livre de gorduras, pois não é frito, mas feito em água. Tem coisas como cheiros, sabores e imagens que marcam nossa vida, e esse simples ovinho me fez lembrar de minhas férias em Hortolândia... que época boa!


Ingredientes: ovos; água; sal; pimenta do reino; queijo ralado (usei mussarela light).

Modo de fazer: Quebre o ovo em uma xícara e reserve. Em uma panela pequena, encha com pelo menos metade de água e leve para ferver. Assim que levantar as primeiras bolhas abaixe o fogo e mexa com uma colher até formar um redemoinho na água. Despeje ali no meio o ovo e deixe cozinhar, conforme o redemoinho pára de girar o ovo vai tomando forma. Deixe de 2 a 4 minutos, depende de como você quer que fique a gema, mais firme ou cremosa (ótima para comer com um pãozinho francês!). Retire da água com uma escumadeira e coloque em um prato, faça quantos ovos desejar e tempere com sal e pimenta do reino à gosto. Salpique com o queijo e sirva imediatamente.
Fala verdade se isso tem ou não cheiro e gosto de infância? (pelo menos a minha!)


Ah, e pra quem tem dúvidas na hora de decidir se come ovo ou não, dá só uma olhada:



Está de dieta? Acesse Guia Dukan e esclareça todas as suas dúvidas.

4 comentários :

  1. Oi Fabiola gostei muito desta nova maneira de fazer ovo , só tenho uma dúvida
    Da para fazer no microondas também ou não . Obrigada bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que não dá para fazer o ovo pochê no microondas por ter este processo de fazer o redemoinho na água para que ele venha cozinhar. Existem forminhas que fazem ovo no microondas, mas aí não é pochê, pois creio que não é cozido na água. Bjs!

      Excluir
  2. Pode esse na fase Ataque da dieta Dukan?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, mas sem o queijo light (só a partir da terceira fase)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...