sábado, 23 de fevereiro de 2013

Pudim Gelado da Bertha

Esta receita recebi de uma amiga querida de Porto Alegre e é de família, aquelas receitas tiradas do fundo do baú que merecem ser feitas por muitas gerações... Quando provei eu senti algo extremamente cremoso, o gosto que senti em minha boca variava  entre o chocolate, o caramelo e aquele creme maravilhoso que unia aquilo tudo. Ficou com água na boca? Dá tempo de fazer para este final de semana!


Primeiro Passo: Creme

Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 2 latas de leite (medida com a lata - eu usei uma caixinha de leite condensado e medi ali mesmo); 5 gemas passadas na peneira; 1 colher (sopa) de amido de milho.
Modo de fazer: Misture tudo e leve até o fogo brando, mexendo sempre até engrossar. Reserve e deixe esfriar. (Dica: se você não quer que forme aquela película em cima do creme enquanto ele esfria, abra sobre ele papel filme. Mas atenção: é sobre ele mesmo, encostando por toda a superfície, depois é só tirar com cuidado, que não terá formado a película).

Segundo Passo: Caramelo

Caramelizar bem todos os lados de uma forma de pudim com aproximadamente 2 xícaras de açúcar. Cuidado para não deixar queimar! Reserve.

Terceiro Passo: Calda de Chocolate

Ingredientes: 4 colheres de chocolate em pó (ou achocolatado, você escolhe); 4 colheres de açúcar; 8 colheres de leite.
Modo de Fazer: Leve tudo ao fogo brando e mexa. Quando começar a engrossar, retire do fogo, não deixe cristalizar. Jogue por cima do caramelo da forma de pudim, passando em toda a volta. Reserve.

Quarto Passo: Merengue

Bata 5 claras em neve (aquelas que sobraram do creme do primeiro passo) e adicione 8 colheres de açúcar, batendo mais um pouco. Em seguida adicione 1 lata (ou caixinha) de creme de leite, mexendo delicadamente.

Quinto Passo:  O Grande Final!

Misture o creme reservado do primeiro passo com o merengue e coloque essa mistura na forma preparada. Leve até o freezer e deixe endurecer (no mínimo 3 horas). Depois disto, retire do freezer e aqueça o fundo da forma na chama do você pode decorar como quiser, minha querida amiga me sugeriu fio de ovos, cerejas, passas ou o que você gostar. Confesso que não tinha nada disso quando fiz, então me deu uma vontade de colocar chantily. E o melhor foi o que ela disse no final: "Você saberá o momento certo de servir quando estiver derrentendo o caramelo como uma cascata". Será que dá para resistir?

Bertha querida, muito obrigado! Farei todas as receitas que me enviar com muito prazer!


5 comentários :

  1. Que vontade que deu.
    Uma delícia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tô aqui suando mais que "tampa de marmita" e dou de cara com uma delícia refrescante como essa...quase lambi o monitor!
    Conheço uma receita genérica dessa,e tem o nome de sorvetão.
    É composta apenas pelo creme(igualzinho) e pela cobertura de chocolate e já fica boa.
    Incrementada assim deve ser bem melhor!
    Beijo e bom domingo!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, que delícia, amei a receita.

    Saudades tb...

    Passei p/deixar bjssssss e desejar que a tua semana seja muito abençoada.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Fabíola!
    Amei a sua visita e vim conhecer o seu cantinho.
    Que delícia, amei a receita.
    Seja bem vinda!
    Beijinhos e fique com Deus.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...