quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Resultado da Inveja





       Quando falamos em Caim, logo vem à memória: “Aquele que matou seu próprio irmão, Abel !”.Mas, ao meditarmos na Palavra de Deus, nos deparamos com o porquê de sua atitude:

“Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.” (Gen.4: 3-5).

       Observamos que ambos se dispuseram a ofertar a Deus, mas enquanto Abel apresentou o seu melhor, Caim apresentou o que estava à mão e, ao perceber que Deus Se agradou de seu irmão e de sua oferta, Caim “fechou a cara”; diz a Bíblia que “descaiu-lhe o semblante”.
       Há muitas pessoas que tem andado como Caim: quando contrariadas, permitem que seu semblante fique caído e, na maioria das vezes, atribuem tal postura à outra pessoa; nunca a si própria.
       Embora Deus não tenha se agradado nem de Caim nem de sua oferta, lhe perguntou: 

“Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?” (Gen. 4:6)
       
        Ora, Deus sabia (Ele sabe todas as coisas) que o que dominava o coração de Caim naquele momento, era a mais pura inveja. Sim, inveja de seu irmão mais novo, que havia agradado a Deus, enquanto ele, não. Com aquela pergunta, Deus buscava despertá-lo para que mudasse a sua postura diante daquela situação e somente Caim poderia tomar aquela atitude.
       Também há aqueles que Deus tem buscado despertar, mas o seu “eu” tem prevalecido. Cultivam dentro de si uma inveja, tornando-os cegos e surdos à Palavra de Deus.
       Deus deu a dica a Caim, quando disse:

“Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.” (Gen. 4:7)
       
       Com isso, Deus mostrou a Caim que de nada adiantava alimentar aquela inveja de seu irmão. Bastava fazer como ele fez, ou seja, apresentar a Deus o que tinha de melhor, e também seria aceito; Deus também se agradaria dele e de sua oferta.
       Entretanto, mesmo diante desta direção divina, Caim preferiu manter o seu orgulho e não dar ouvido à Palavra de Deus. Preferiu “resolver” o seu problema com a força do braço, matando o seu irmão e por isso tornou-se, aos olhos de Deus, maldito.
       E quantos não são aqueles que, nos dias de hoje, mesmo diante da vontade de Deus trazida pela Sua Palavra, tem preferido alimentar a inveja que há dentro de si? Movidos pelos caprichos do orgulho, por não quererem dar o “braço a torcer”, tem negado o próprio Deus.
       Estão mais preocupados com o que os outros irão pensar de si, do que Deus irá pensar.
       Caso você seja um dos que, mesmo assim, optam em fazer a sua própria vontade em detrimento da vontade de Deus, saiba que, assim como Caim teve chance e a desperdiçou, você também está desperdiçando.

“Retirou-se Caim da presença do SENHOR...” (Gen. 4:16) 

Pr. Marcelo Bianco





2 comentários :

  1. Minha filha tem inveja de mim,é revoltada desde o ventre tem de tudo mas a alegria e a felicidade alheia incomoda ela bastante,ao ponto de querer competir e viver a humilhar as pessoas só pra ver se entristece alguém e sentir o gosto de ver as pessoas desesperadas,humilhadas,pensei até que ela fosse uma psicopata,roubava na escola as escondidas os pertences das colegas e destruía tudo sem remorsos ou medo de ser descoberta fiquei sabendo quando os estudos dela terminaram ela me contou com grandes gargalhadas,e imensa satisfação,escarnio,e achando que conseguiu o que queria;não me pergunte o que e por que que eu não sei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema de sua filha é espiritual. Não acredito que uma pessoa seja psicopata não, mas que não tenha Jesus em sua vida dando espaço para o mal usá-la. Busque ajuda em uma Igreja Universal, a sra será muito bem atendida e verá um fim a todo este sofrimento.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...