sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pão de Inhame




O inhame é rico em proteínas e em elementos tais como fósforo, potássio, ferro e cálcio. Também é rico em vitaminas do Complexo B. Então mesmo você, que não aprecia comer este legume da forma convencional, pode experimentar este delicioso pão (posso garantir, não tem gosto de inhame, somente seus nutrientes!).





Ingredientes: 1 pacotinho de fermento para pão (10 gr); 1/2 xícara de água morna (aproveite a água em que cozinhou o inhame); 2 colheres (sopa) de azeite; 1 colher (sopa) de açúcar; 2 colheres (chá) de sal; 2 xícaras (chá) de purê de inhame; aproximadamente 4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo.

Modo de fazer: Lave e descasque o inhame (aproximadamente 1/2 kg); Coloque para cozinhar em água fervente. Passe o inhame no espremedor, não esqueça de reservar a água que usou. Em uma vasilha, dissolva o fermento na água morna (não pode estar quente, mas morna). Misture também o óleo, o açúcar, o sal, o purê de inhame e metade da farinha de trigo. Amasse e acrescente aos poucos o restante da farinha de trigo (a quantidade varia de acordo com a sua farinha e até da temperatura do local em que você mora. Eu só coloquei 4 xícaras e foi suficiente). Continue sovando a massa até que ela não grude mais nas mãos. Cubra a massa e deixe crescer por mais ou menos 1 hora. Amasse novamente, modele 2 pães e coloque em uma assadeira untada e enfarinhada. Passe gema por cima dos pães e deixe crescer mais um pouco (uns 20 minutos). Asse em forno moderado (180-200 graus) por aproximadamente 40 minutos.
É ótimo para comer com a sardella ou com o requeijão caseiro, que você encontra neste blog. Bom apetite!





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...