quarta-feira, 25 de julho de 2012

Risoto com Peras e Gorgonzola



Segundo a Wikipédia o "risoto é um prato típico italiano em que se fritam levemente as cebolas e o arbório, ou o arroz em manteiga, e se vai gradualmente deitando caldo de carne, e outros ingredientes, até o arroz estar cozido e não poder absorver mais líquido. Risoto significa literalmente pequeno arroz, é um prato típico da região do Norte da Itália..." . 
Na verdade você pode usar caldo de legumes ou de aves também, depende do sabor final que você deseja. Mas o importante mesmo é seguir à risca a forma de preparo, especialmente se você não é um especialista, como eu, mas gosta muito de cozinhar e de comer bem, junto com sua família!



Ingredientes: 4 colheres (sopa) de manteiga; 1 cebola bem picada; 1 xícara de arroz italiano, tipo arbóreo (mais facilmente encontrado), carnaroli ou vialone nano próprios  para risotos; 1/2 xícara de vinho branco seco; 1 1/2 litro de caldo de legumes fervente (de preferência feito com legumes frescos); 3 peras firmes, tipo Willians, com casca e cortadas em cubos pequenos; sal a gosto; 1 xícara de queijo gorgonzola cortado em cubinhos; dill a gosto

Modo de Fazer: Em uma panela aqueça a manteiga e refogue a cebola até murchar. Junte o arroz e o vinho, aumente o fogo e deixe evaporar. Vá acrescentando o caldo fervente aos poucos (uma concha de cada vez) e mexendo sempre. Cozinhe o arroz até os grãos começarem a inchar. Adicione as peras, sal e termine de cozinhar, sempre em fogo moderado. Lembre-se que o queijo gorgonzola é salgado, então coloque pouco sal. Quando o risoto estiver no ponto, al dente, acrescente alguns pedaços de queijo. Retire do fogo, acrescente o queijo restante e o dill, e sirva imediatamente!





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...